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10 de março de 2015

1ª Semana de Aula

 Então pessoal, na 1ª semana de aula, mesmo com muitos faltosos, iniciamos o estudo dos conjuntos numéricos, especificamente o Conjunto do Números Naturais, e vimos que esse conjunto tem como características:

# Ter a função de contagem e ordenação;
# Ser formados apenas por números inteiros e zero
# Ser infinito, possuindo um começo, que é o zero, e não possuindo um final;

 Tomando um número como referência, o que vem antes dele é chamado antecessor, e o depois, sucessor.

antecessor 9 - 10 - 11 sucessor

 Quando relacionamos a grandeza de dois números, usamos os sinais > e <, e para nunca errar podemos dizer que a "boquinha está sempre aberta para o número maior!

10 > 5       78 < 100

 Agora vamos revisar as operações nesse conjunto numérico!

1) Adição

 É usada para juntar quantidades. Lembre-se que na hora de somar devemos respeitar os valores posicionais, ou seja, unidade com unidade, dezena com dezena...

      6 4 8
+ 1 0 2 7
   1 6 7 5

2) Subtração

 É usada para se retirar quantidades, quanto falta para e quanto a mais. Respeite o modo de armar a conta da adição.

Quanto falta: José tem R$18,00 e quer comprar um livro de R$30,00. Quanto ele ainda precisa juntar para comprar o livro?

30- 18 = 12

Quanto a mais: Tenho 27 anos e Lúcia 14 anos. Quantos anos tenho a mais que Lúcia?

27 - 14 = 13

3) Multiplicação

 Usada para somar parcelas iguais, combinações e organizações retangulares.

Combinações: Tenho 5 saias e 8 blusas. De quantas maneiras diferentes posso me arrumar usando uma saia e uma blusa?

5 x 8 = 40

 Organizações retangulares: Um sala de cinema tem 20 fileiras e em cada fileira 18 cadeiras. Quantas cadeiras há na sala de cinema?

20 x 18 = 360

 Assista o vídeo abaixo, para saber como efetuar a operação.


4) Divisão

 Usada para repatir quantidades em partes iguais. Muito cuidado ao efetuá-la! Confira o vídeo abaixo.


5) Potenciação

 Usada para multiplicar um números por ele mesmo diversas vezes. Nesse tipo de multiplicação TODOS os fatores são iguais.
 Na potenciação temos:
  •  Base = número que se repete;
  •  Expoente = quantas vezes o número se repete;
  •  Potencia = resultado
5 x 5 x 5 = 125


 Ex: 5³ = 5 x 5 x 5 = 125

 Esse foi o conteúdo da nossa primeira semana de aula, e como muitos faltaram aqui está ele. Assista os vídeos para tirar dúvidas e não esqueça, use a Internet a seu favor, PESQUISE!

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